Vivemos na era do Compartilhamento. Você já está usufruindo?

COWORKING FUNCIONA?
outubro 16, 2017

Vivemos na era do Compartilhamento. Você já está usufruindo?

Você já parou para pensar nas mudanças ocorridas nos últimos 30 anos? Como era o cenário no passado e como é atualmente? Vivemos em um mundo completamente conectado, onde a tecnologia e as redes alteraram o comportamento de pessoas e dos negócios. O avanço tecnológico nos permite adotar soluções cada vez mais inteligentes e eficazes para reduzir custos e superar muitas das dificuldades do mundo atual. A associação da internet, das telecomunicações e do desenvolvimento da tecnologia da informação, possibilitou um novo mundo de possibilidades. Podemos fazer negócios com empresas em qualquer parte do mundo, agendar videoconferências internacionais, assistir a cursos em universidades no exterior, fazer o desenvolvimento de projetos simultaneamente em diversas partes do mundo, tudo através de dispositivos fixos ou móveis, tais como computadores, tablets ou smartphones.

Esta revolução tecnológica permitiu que possamos compartilhar quase tudo, desde informações até nossas casas (Airbnb), nossos carros (Uber, Blablacar), objetos, projetos, ambientes de trabalho e muitas outras coisas. Atualmente, temos uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet. No passado, quando precisamos pesquisar alguma coisa tínhamos que ir em uma biblioteca, hoje basta pesquisar no Google. No Airbnb, pessoas comuns colocam a disposição suas residências em uma plataforma para serem utilizadas por outras pessoas, concorrendo diretamente com serviços tradicionais de hospedagem. Consideramos que o Airbnb é a maior empresa de hospedagem do mundo sem ter nenhum imóvel. O mesmo ocorre com aplicativos de transporte de pessoas, como o Uber, onde pessoas comuns utilizam seus veículos para transportar pessoas e outras coisas. O Uber pode ser considerada como a maior empresa de transporte de pessoas do mundo, sem ter nenhum veículo. O mesmo vem ocorrendo com uma infinidade de aplicativos, onde pessoas comuns podem cuidar de pets, oferecer sua casa para receber pessoas para jantar, alugar pranchas de surf e muito mais. Estão proliferando lugares onde as pessoas guardam seus móveis e outros utensílios em espaços compartilhados de armazenamento. O mesmo fenômeno vem ocorrendo com os ambientes de trabalho.

Um ambiente compartilhado de trabalho é um local onde pessoas e empresas encontram um local estruturado e com todos os recursos físicos e humanos que permitem que elas possam focar apenas na sua atividade ou negócio, despreocupando-se com todas as demais questões de um escritório convencional. Nestes ambientes compartilhados, além os espaços físicos, pessoas e recursos, há, também a troca com outras empresas e profissionais que, também, utilizam o mesmo espaço.

Além de proporcionar uma economia considerável, o compartilhamento de ambientes de trabalho são muito convenientes, pois podem ser utilizados pelo período que for necessário, por hora, dia ou mês, sem toda a burocracia que acompanha os aluguéis de espaços comerciais, tem todos os profissionais e serviços que uma pequena empresa ou profissional liberal necessita, tais como: secretárias, limpeza, serviços de copa, internet e telefonia, entre outros. E nem precisamos estar fisicamente no local para desfrutarmos dos serviços.

E você, o que está esperando? Já está usufruindo da era do compartilhamento?

Os comentários estão encerrados.